Blog Search

TriStar500.net Blog
Established by TriStar500.net Site
NEWS & INFORMATION

2005

27 de Dezembro
  • A AeroSim lançou hoje o Service Pack 1 para o package Classic Liners 2 que inclui o L-1011 TriStar. Este SP1 junta os 3 ficheiros de actualização anteriores e inclui também novas modificações. Poderá ser descarregado no site oficial da AeroSim.

26 de Dezembro
  • O L-1011 da euroAtlantic descolou no passado dia 23 em direcção a Newcastle (EGNT) para realizar o voo MYT816 com destino a Tenerife-Sul (GCTS).
  • No dia 24, o CS-TMP da Luzair operou para a Air Ivoire entre Paris-Orly e Abidjan na Costa do Marfim.
  • A Vista Liners lançou recentemente a versão beta do seu L-1011 para que todos os interessados possam dar feedback e assim permitir finalizar este projecto freeware. No site da Vista Liners poderá ainda descarregar um B727-200 que foi a primeira realização desta produtora, também para o FS2004.

24 de Dezembro
  • Desejo a todos os leitores, amigos e colaboradores do site TriStar500.net um Bom Natal e um óptimo Ano Novo!
  • Movimentos da frota L-1011 portuguesa:
    CS-TEB, realizou alguns voos extra para a TAAG, voou também pela Air Seychelles (LIRF-FSIA) e mais recentemente para a MyTravel;
    CS-TMP, o avião da Luzair voou neste mês para a Air Atlanta e nos últimos dias tem operado para a Air Luxor (São Tomé, Sal, Praia e Bissau);
    CS-TMX, 5 e 11 de Dezembro esteve a voar entre Varsóvia e Varadero.

17 de Dezembro
  • RB211 reliability: In 1991 a Rolls-Royce RB211 in a Delta Air Lines TriStar became the first engine to exceed 21,000 hours without removal. In 1994 it went on to set a new world record 27,523 hours before being removed. In Rolls-Royce 100 facts

5 de Dezembro
  • Em 30 de Julho de 1992, no aeroporto JFK, um L-1011 da companhia americana TWA abortou a sua descolagem já depois do lift-off  em consequência de um falso stall-warning. Com cerca de 32 ton. a mais do que o peso máximo permitido à aterragem, o impacto com a pista a menos de 1600 metros do seu fim provocou a fractura da rear spar da asa direita e consequente fuga de combustível. O avião acabou por se desviar da pista e os 273 passageiros foram evacuados com sucesso em 90s enquanto o avião era consumido pelas chamas. Não houve quaisquer fatalidades a registar graças ao excelente desempenho da tripulação. Kaye Chandler foi uma das assistentes de bordo do voo TWA843 e tem um site dedicado em exclusivo à história deste acidente.
  • No passado dia 27 de Novembro, o TriStar da euroAtlantic cumpriu a sua 5ª volta ao mundo consecutiva, regressando nesse dia a Lisboa. Mas o CS-TEB não parou e no dia 30 seguiu para Luanda para novamente cumprir serviço pela TAAG, que tinha um dos seus B743 (D2-TEA) em manutenção. Dia 2, o L-1011 esteve no Rio.
  • Noutra nota, o CS-TMX da White descolou hoje de madrugada com destino a Varsóvia chamando por YSS152P.

19 de Novembro
  • Encontra-se a decorrer a volta ao mundo realizada no L-1011 da euroAtlantic. No passado dia 16, o CS-TEB foi avistado a aterrar em Sydney tal como previsto no programa! Aqui está a fotografia.

16 de Novembro
  • Happy 35th  Birthday  to the Lockheed L-1011 Tristar!
    "The maiden flight of the TriStar, N1011, on 16 November 1970 was the start of an intensive 12-month 1,695 hour flight development programme involving the first aircraft. The first flight was exactly to the schedule set two and a half years previously. [...]
    In the command of the TriStar's maiden flight on 16 November 1970 was Hank Dees in the left-hand seat, with Ralph Cokely in the right-hand pilot's seat. Rod Bray was the flight development team leader and the flight engineer was Glenn Fisher."
    In Airlife's Airliners:2 LOCKHEED L1011 Tristar - Philipe Birtles
    Links: Fórum Airliners.net e FlyTriStar - Maiden Flight

15 de Novembro
  • Este fim de semana, o L-1011 da Luzair operou para a Air Luxor pelo facto de um dos seus Airbus A320 estar em manutenção. No total, o CS-TMP efectuou as seguintes escalas: LIS-LXR-PXO-LIS-TMS-LIS-ORY-LIS. O invulgar voo PXO-LIS (no Sábado) transportou cerca de 300 congressistas que participavam numas jornadas da área da segurança social que decorreu na ilha do Porto Santo. O avião saiu em voo-posição de LXR para PXO.

14 de Novembro
  • O aeroporto de Lisboa recebeu hoje um TriStar da Royal Air Force (No 216 Squadron) com matrícula ZE705. Este avião foi um dos três L-1011 adquiridos à Pan Am em 1984 pelo MOD britânico para ser convertido em tanker. No entanto, pequenas diferenças de detalhe comparativamente aos exemplares adquiridos anteriormente à British Airways, impediram a conversão no mesmo standard tanker pelo que foram mantidos como aviões de transporte de passageiros. Não têm por isso os sondas de reabastecimento e as side cargo doors, sendo o ZE705 do tipo TriStar Mark C2. Os três TriStar C2 da RAF têm como missão o transporte de tropas ou de civis entre Brize Norton, Ascenção e as Falklands. Contudo, devido à guerra no Iraque estes aviões têm estado mais ocupados no transporte de tropas, preferindo o MOD britânico contratar companhias charter para efectuar as referidas ligações. Por curiosidade, no início de 2005, o ZE705 contava 44.042h de voo e 9.199 ciclos.

9 de Novembro
  • "CS-TEA" de regresso à actividade! Aquele que foi o primeiro L-1011 da TAP Air Portugal encontra-se neste momento alugado à Cameroon Airlines pelo menos até Dezembro de 2005. O agora OD-ZEE pertencente à Globejet Airlines do Líbano, foi ontem avistado a operar o voo UY781 Garoua-Douala, apresentando a pintura básica da Air Transat sem títulos. Retirado de serviço pela companhia canadiana em Maio do ano passado e com uma passagem fugaz pelo registo grego (SX-CVB), o antigo CS-TEA regressa assim à actividade comercial.

6 de Novembro
  • Teve hoje início a 5ª Volta ao Mundo realizada pela euroAtlantic no L-1011 TriStar CS-TEB baptizado "Naughton Simão", ao serviço do operador turístico TMRFrance. O avião descolou ontem para Paris de onde partiu a volta ao mundo. Ao todo, são aproximadamente 52.000 km que ligarão as cidades de Paris, Agra, Mandalay, Chiang May, Hanoi, Bali, Sydney, Papeete, Île de Pâques, Iguaçu e Havana com regresso previsto no dia 27 deste mês. A euroAtlantic Virtual associou-se ao evento realizando a sua volta ao mundo num simulador montado nas instalações do Instituto de Formação Aeronáutica, durante os dias 6, 12, 13, 19, 20 e 27 de Novembro.

3 de Novembro
  • O L-1011 da Luzair CS-TMP regressou da manutenção em Amman no passado dia 23, efectuando no dia seguinte o voo LK800/801 para Cancun: LK800 CANCUN / Punta Cana 15:35 16:27 partida. Após ter chegado a Lisboa como LK801, partiu imediatamente para Punta Cana com callsign MYT. Além da MyTravel, operou também para a First Choice o voo FCA026 no dia 27Out com destino à Ilha Margarita (PMV).
  • CS-TMR: a Luzair adquiriu recentemente 3 reactores ex-Delta, pelo que em breve deverão surgir novidades relativamente a este avião armazenado há mais de um ano em AMS/Schiphol. Os reactores estão na TAP em Lisboa, para serem certificados segundo os parâmetros JAA.
  • No período de 13 a 21 do mês passado, o CS-TEB da euroAtlantic operou para a TAAG nas rotas internacionais desta companhia. Além de LAD-LIS, realizou no dia 20 o voo LAD-GIG, fazendo no dia a seguir GIG-SJK-GIG-LAD. O fretamento do CS-TEB pela TAAG deveu-se a uma greve de tripulantes. No dia 24 seguiu para Punta Cana para voar ao serviço da My Travel e da TUI cujos voos haviam sido anteriormente afectados pelo furacão Wilma. Nestes voos o CS-TEB deambulou entre BRU, PUJ, LGW, VRA, MID...

18 de Outubro
  • As origens e aplicações do Direct Lift Control:
    "The first CV-990 at Ames, which became the airborne science platform, Galileo I, was used for direct lift control (DLC) research in 1968. The aircraft's spoilers were coupled to the flight control system to provide better flightpath response during the approach and landing (ref. 97). Dick Bray was the research leader and Fred Drinkwater and Bob Innis participated as test pilots. This DLC system was demonstrated to engineers and pilots of the airline industry. It was eventually incorporated as part of the Lockheed L-1011 flight control system, and was instrumental in achieving excellent automatic landing performance for that aircraft."
    "The Tristar was the testbed for many new systems including auto land and a system that the L-1011 and the Space shuttle share which is called DLC (Direct Lift control). The airplane is so redundant and built like a truck."
    "The F-14 employs a system known as Direct Lift Control (DLC) for automatic control of attitude during carrier landings. When DLC is engaged, the spoilers on the upper wing pup up into what is known as the "neutral" position. When these spoilers are lowered, instant lift is generated with no need for an attitude change." Link: NASA History

15 de Outubro
  • Saiu no Semanário Económico uma entrevista ao presidente da euroAtlantic na qual são abordados diversos temas como o novo aeroporto da Ota, a privatização da TAP, perspectivas de futuro para a euroAtlantic e novidades na frota. Realçamos as seguintes partes da entrevista:
    SE - Como vão aplicar estes resultados?
    TM - Estamos a analisar dois Boeing 757-200, que virão substituir os três B-737-300. Seremos os primeiros em Portugal a operar com B-757, aviões mais polivalentes e que permitem fazer voos de médio e longo curso, enquanto os B-737 são apenas de médio curso. Com os B-757 faremos grandes poupanças em termos de tripulações, porque podem operar os dois tipos de aviões.
    SE - Ficam com oito aviões?
    TM -  Sim. Cinco B-767, dois B-757 e um Lockheed 1011.

14 de Outubro
  • A Sky Gate International procura comandantes: «Need l1011 type rated captains with valid licence and first class medical, for info please send e-mail to info@skygate-int.com».
    A Sky Gate Intl é uma companhia charter sediada em Amman na Jordânia e opera actualmente três L-1011-250 (long range) estando um deles registado na Jordânia e os outros dois no Kyrgyzstan (ex-URSS). Segundo o site da companhia será recebido mais um L-1011-250 e todos os aviões encontram-se equipados com um sistema FANS. Especializada no transporte de peregrinos durante a Hadj season, a Sky Gate já operou também, por exemplo, para a Onur Air.

7 de Outubro
  • Após longo contrato no estrangeiro, o L-1011 da Luzair CS-TMP regressou a Lisboa em trânsito para Amman onde irá realizar trabalhos de manutenção.

6 de Outubro
  • Encontra-se de regresso à base o L-1011 da Luzair  CS-TMP que, durante um mês, realizou voos no outro lado do Atlântico entre Havana e Caracas, ao serviço da Cubana de Aviación.
  • Está também de volta o CS-TEB da euroAtlantic que recentemente efectuou uma C-check em Amman, na Jordânia.
  • No passado dia 3, saíu de Lisboa o CS-TMX da White a chamar por... "Cubana"!

5 de Outubro
  • A Globejet Airlines conseguiu finalmente o seu AOC emitido pela Lebanese Civil Aviation Authority. Esta companhia adquiriu em leasing à Joasro Aviation toda a frota L-1011-500 da Air Transat incluindo 4 aviões que pertenceram à TAP:
    CS-TEA, msn 293B-1239, matrícula C-GTSR na Air Transat  e posteriormente SX-CVB na GeeBee, encontra-se actualmente em Beirut com nova matrícula OD-ZEE;
    CS-TED, msn 293B-1242, matrícula C-GTSP na Air Transat, continua armazenado em Montreal/Mirabel (YMX);
    CS-TEE, msn 293B-1243, matrícula C-GTSQ na Air Transat e posteriormente 3D-JOE e JY-JOE ao serviço da Jordan Aviation, encontra-se em Amman e será entregue à Globejet com matrícula OD-JOE;
    CS-TEF, msn 193H-1246, matrícula C-FTSW na Air Transat e posteriormente SX-CVA na GeeBee, encontra-se actualmente em Beirut com nova matrícula OD-MIR.
    Rumores indicam a possibilidade da Globejet Airlines ter conseguido um contrato para voos entre Paris (CDG) e Douala (DLA) nos Camarões.

29 de Setembro
  • Air Luxor Tours premiou Agentes de Viagens que mais venderam pacotes para Maceió:
    "A Air Luxor Tours realizou este ano quatro operações entre Lisboa e Maceió num aparelho Lockheed com 307 lugares disponíveis, totalizando uma oferta de 1.228 lugares. No conjunto das operações o operador vendeu 1.115 lugares, o que repersenta uma taxa média de ocupação de 91%." In Presstur

28 de Setembro
  • Ontem, o CS-TMX da White esteve envolvido no transporte de adeptos do SL Benfica até Manchester onde a equipa portuguesa defrontou o Man. Utd. em mais um jogo a contar para a UEFA Champions League.
  • O CS-TEB da euroAtlantic que tem estado a efectuar uma C-Check em Amman, na Jordânia, deverá regressar este fim-de-semana a Lisboa. Recorde-se que em Novembro (de 6 a 27) este L-1011 irá realizar mais uma volta ao mundo.

25 de Setembro
  • Uma nova companhia americana TransAtlantic Airlines parece estar interessada em reactivar seis L-1011s da Delta armazenados no deserto de Victorville. Dois aviões adicionais terão sido também adquiridos para sobressalentes. Para já, o L-1011 com matrícula N723DA parece estar em fase adiantada de trabalhos, estando a companhia à procura de mecânicos e pilotos certificados. A TransAtlantic Airlines tenciona realizar voos de JFK para diversos destinos na costa oeste de África (!?). Mais informações e fotografias aqui.

21 de Setembro
  • Lockheed da Air Rum declara falsa emergência:
    LIMA, Peru (AP) - A chartered jet carrying 289 Gambian soccer fans pretended it needed to make an emergency landing so they could watch their team compete in the FIFA Under 17 World Championships, officials said Wednesday.The plane, claiming to be low on fuel, landed Tuesday near the stadium in Peru's northern coast city of Piura.
    "It truly was a scam," said Betty Maldonado, a spokeswoman for Peru's aviation authority, CORPAC. "They tricked the control tower, saying they were low on fuel."Emergency crews were scrambled ahead of the unscheduled landing by the Lockhead L1011 Tri-Star, owned by Air Rum Ltd., Maldonado said.
    The Air Rum plane, which she said was chartered by Gambian President Yahya Jammeh, should have made its approach to the capital, Lima, but instead flew directly to Piura, entering Peruvian air space "without permission": Notícia da CNN
    A Air Rum é uma companhia baseada em Amman e opera cinco L-1011-1 TriStar.

11 de Setembro
  • A PILOT'S continua empenhada em lançar o seu L-1011-500 para o Flight Simulator, que vem anunciando desde 2002! O projecto atrasou novamente devido ao novo produto SR-71 que entretanto foi lançado.
    «OK, with the SR71 (which was a very very time critical release and put the 1011 to a total hold) released and Air Race being ready we focus on our next release the TriStar. We have some good news. Juan used the time of the delay for a total overhaul of the visual, which are new VC, new Alpha Channels (even better and more realistic look!) and new animations.»
  • O L-1011 da YES regressou finalmente de Havana, no passado dia 6, onde uma semana antes teve um pequeno incidente ao ser rebocado na placa por um pushback, danificando a protecção aerodinâmica de um dos motores. O avião encontrava-se a voar para a Air Europa. Apesar de bastante solicitado nesta época alta, o TMX continua à venda.
  • Noutra nota, a operação Paris-Tunis efectuada pelo CS-TEB da euroAtlantic correu muito bem, naquele que tem sido um óptimo verão para os L-1011 portugueses.

6 de Setembro
  • Depois do último voo para Maceió, o Lockheed TriStar da Luzair CS-TMP seguiu para Itália a partir de onde realizou voos para Abu Dhabi ao serviço da NATO. A missão terminou ontem, segunda feira.

2 de Setembro
  • A produtora japonesa AeroSim lançou um pacote payware  "Classic Liners Vol.2" que inclui o L-1011 TriStar nas versões -1 e -500, o DC-10 e o DC-8. Mas o L-1011 é mesmo a "estrela da companhia" e foi recebido com bastante entusiasmo pela comunidade simmer. Relativamente ao L-1011, este addon parece ser bastante completo incluindo virtual cockpit, wingviews e INS acoplado com um FMS Hamilton Standard que executa funções de navegação e gestão de performance de forma semalhante ao real. Os modelos visuais de ambas as versões estão bem conseguidos com proporções e linhas aparentemente correctas.
    Deixamos aqui os links para vários tópicos com screenshots no fórum da AVSIM e o link para a AeroSim, onde este produto poderá ser adquirido:
    AVSIM: euroAtlantic; euroAtlantic2; Luzair; TWA; Flight Management System

31 de Agosto
  • O CS-TMP completou esta manhã a operação para a Air Luxor Tours que levou turistas portugueses a Maceió durante todo o mês de Agosto. O TriStar da Luzair foi ontem em posição para o aeroporto "Campo dos Palmares" buscar o último grupo de turistas que escolheram Maceió como destino de férias, tendo chegado esta madrugada a Lisboa: LUZ002 MACEIO 06:35 06:40 chegada
    No regresso do L-1011 aos voos charter programados, tudo correu pelo melhor com os voos a sairem sempre no horário e chegando ao destino por vezes adiantados!
  • O CS-TMP esteve ainda recentemente envolvido numa operação para a EuroFly e fez o voo ALU508 do passado domingo para São Tomé e Príncipe.
  • O CS-TEB da euroAtlantic andou a voar para a Tunisair.

27 de Agosto
  • A euroAtlantic virtual que simula a actividade charter da sua congénere real, fazendo uso do Microsoft Flight Simulator, reabriu hoje o seu site após 6 meses de inactividade. O visual e o layout do novo site assemelham-se ao da euroAtlantic real, resultando num site mais agradável e de fácil navegação. Encontram-se ainda abertas as inscrições a pilotos virtuais para as diversas frotas que incluem  o L-1011-500. A euroAtlantic virtual conta com o apoio da verdadeira euroAtlantic, sendo assim reconhecida como sua emulação cibernética oficial.
  • O TriStar500.net encontrou um site polaco no qual são indicadas as seguintes ideias-chave relativamente à intenção da operação charter da companhia polaca WEA:
    - Serão realizados voos charter para a República Dominicana em Lockheed L1011-385 (TriStar500);
    - O nosso avião é um dos mais seguros no mundo, incluindo um sistema de estabilização contra turbulência sendo aproximandamente 10% mais rápido que o Boeing 757, o Boeing 767 e o Airbus 330;
    - O avião será inspeccionado e obterá o seu airworthiness certificate de acordo com a regulamentação da União Europeia;
    - O Lockheed L1011 é usado pela Royal Air Force, sendo ainda o avião  oficial de Tony Blair;
    - O operador dos voos será a WEA que terão uma duração de 10h para a República Dominicana e 9h no voo de regresso;
    - Apesar de certificado para um máximo de 330 passageiros, o L-1011 será configurado numa versão conforto de 272 pax, distribuidos da seguinte forma: 12 lugares em primeira classe, 33 lugares em premium economy (33' pitch e full catering) e 233 lugares em classe económica (sem catering incluindo no preço).
    Os próximos tempos serão portanto de expectativa relativamente à concretização deste projecto. Será rentável lançar este tipo de operação numa época em que o preço do petróleo continua a subir, sendo o L-1011 um avião pouco eficiente no consumo de combustível, de acordo com o standard actual? No entanto, não deixa de ser interessante verificar que se tenta justificar o uso de um avião antigo como o L-1011, recorrendo a argumentos que de facto continuam a distinguir este avião de todos os outros como, por exemplo, a sua inigualável estabilidade em voo.

24 de Agosto
  • euroAtlantic pretendeu trazer para Portugal um L-1011-100? Na procura de informação sobre um dos dois L-1011 operados pela Air Universal, o TriStar500.net encontrou o seguinte registo no site "German Lockheed L1011 Information Center" referente ao msn 193B-1231, actualmente com matrícula 9L-LDE:
    [01.04.2001 for leased Euro Atlantic; not taken up]
    Infelizmente parece que o negócio não se proporcionou para aquele que poderia ter sido o primeiro L-1011 versão comprida em Portugal.
  • A euroAtlantic Airways apresentou a sua nova identidade corporativa, já aplicada no mais recente avião da frota. Esta mantém as ondas já conhecidas, que continuam a aparecer no cockpit e no leme do avião. As novidades estão na maior dimensão do lettering com a marca euroAtlantic e na referência ao site da empresa na parte traseira da fuselagem. Os restantes aparelhos da companhia serão pintados com a nova imagem à medida das inspecções de manutenção programadas. Fonte: Turisver
    Será que o L-1011 "Naughton Simão" irá também adoptar esta nova imagem? Na página relativa ao CS-TEB encontram-se fotografias que ilustram a evolução da imagem da euroAtlantic desde os tempos em que se designava "Air Madeira".
  • O L-1011 possui aquele que é provavelmente o maior cockpit da aviação comercial proporcionando uma visibilidade magnífica aos seus pilotos. A confirmar esta ideia estão os registos mais recentes do conhecido fotógrafo Sam Chui, a bordo da Thai Sky Airlines:
    jetphotos.net/viewphoto.php?id=529853
    jetphotos.net/viewphoto.php?id=516462
    jetphotos.net/viewphoto.php?id=526882
    A Thai Sky Airlines opera actualmente uma frota de 3 L-1011 (um deles cargueiro puro) em voos regulares a partir de Bangkok.

23 de Agosto
  • Mais um tópico interessante sobre o L-1011 surgiu no fórum do Airliners.net. Apesar de ser um avião cada vez mais raro em todo o mundo, o Lockheed TriStar ainda não foi esquecido!

21 de Agosto
  • A exposição "Voa Portugal" patente no Museu da Cidade (Campo Grande) desde o dia 1 de Abril, terminará a sua exibição no próximo dia 28. Retratando os 60 anos da história da TAP, encontram-se expostas várias fotografias e peças bastante interessantes, incluindo as primeiras cadeiras de 1stClass/Navigator do L-1011. Se ainda não visitou o Museu da Cidade, aqui fica a sugestão para aproveitar esta última semana da exposição.
  • Devido à avaria que imobilizou em Lisboa, na quinta e na sexta-feira, o único A330 ao serviço da empresa aérea privada portuguesa [Air Luxor], a companhia foi obrigada a reprogramar os seus voos para o fim-de-semana, tendo adiado para hoje, sábado, o voo semanal para Maputo que realiza em parceria com as Linhas Aéreas de Moçambique (TM705), que saiu de Lisboa às 13:15 horas (estava marcado para as 10:40 horas), operado por um Lockheed TriStar L-1011, que já esteve ao serviço da Air Luxor, mas que actualmente é propriedade da Luzair, normalmente utilizado em transportes especiais de grupos de militares ou de organizações humanitárias. Links: Aeropress e Presstur
  • Surgiu o rumor de que a White Eagle Aviation estaria interessada em adquirir 3 L-1011 para serviços charter intercontinentais. Em princípio, estes seriam os L-1011 da Globejet Airlines, ex-Air Transat e dois deles ex-TAP, os mesmos que foram negociados com a Air Scotland, mas cuja entrega foi cancelada. Esta notícia foi supostamente publicada na revista suiça Jetstream dedicada à aviação comercial.
  • Como havia sido previamente noticiado, a Luzair foi a companhia contratada pela Air Luxor Tours para realizar uma série de voos para Maceió, um dos principais destino turísticos daquele operador. A operação teve início no dia 2 de Agosto com partida às 13:44 e número de voo LUZ301.
  • No final de Julho o CS-TMP da Luzair esteve em Faro a operar voos para a Air Atlanta Europe, um deles com callsign "Snowbird" EUK437P (dia 31). Anteriormente, o CS-TMP havia estado uma semana dentro do Hangar6 da TAP.
  • Ainda no dia 31 de Julho o CS-TEB voou para a Eurofly - EEZ8450/LPPT-LIPE  e EEZ8451/LIPE-LPPT - enquanto o CS-TMX saiu em posição para Madrid com callsign DRD963P (Air Madrid).

31 de Julho
  • Programa oficial da volta ao mundo, a ser realizada pela 5ª vez consecutiva pelo L-1011 CS-TEB da euroAtlantic, já disponível no site da TMR France. O roteiro contempla passagem pelos seguintes destinos: Paris, Agra, Hanoi, Mandalay, Chiang Mai, Bali, Sydney, Papeete, Îles de Pâques, Iguaçu, Cayenne e Cuba.

30 de Julho
  • How Did The L-1011 Succeed? Tópico de discussão interessante no Airliners.net sobre o L-1011 e o seu  concorrente DC-10. Fórum: Airliners.net

28 de Julho
  • A euroAtlantic Airways está a ultimar, com o seu parceiro francês, a aquisição de um número limitado de lugares para o V “Cruzeiro Aéreo à Volta do Mundo” que se realiza de 6 a 27 de Novembro. Trata-se de uma viagem de 52.049Km que dura 21 dias, tem saída de Paris, e é realizada num Lockheed Tristar com versão de 55 lugares em classe executiva. Links: Turisver e Presstur

24 de Julho
  • O CS-TMP depois de ter estado praticamente uma semana a voar para a LOT entre Varsósia e Toronto, realizando ininterruptamente os voos LOT41/42/45/46 devido aos trabalhos de manutenção no mais recente B767 da companhia polaca (SP-LPE), regressou a Lisboa de onde partiu dia 16 de Julho para mais uma missão desta vez ao serviço da Air Senegal (SNG9920).
  • Nesse mesmo dia chegou o L-1011 da euroAtlantic de Glasgow como MyTravel e descolou o CS-TMX da YES para Madrid ao serviço da Air Europa.
  • Foi publicado na edição deste mês da revista Airways um artigo de 6 páginas sobre os TriStars ao serviço da RAF. Introdução do artigo: «Although the Lockheed L-1011 TriStar has now been retired by major airline operators, it continues to be a valuable asset to Britain's Royal Air Force (RAF), which uses the type-designated K1, KC1, C2, and C2A-for in-flight refuelling and passenger/cargo transport.»

12 de Julho
  • EuroAtlantic transporta Jorge Sampaio ao Paraguai e ao Chile: «A companhia aérea EuroAtlantic Airways transportou Jorge Sampaio, presidente da república na visita de Estado à República do Paraguai e do Chile que terminou no domingo passado. A aeronave L-1011 foi o transporte escolhido pela companhia para esta viagem. Com três motores Rolls Royce que impulsionam um voo a uma distância de 8.528 quilómetros, o L-1011 permite transportar cerca de 253 passageiros. Propriedade da EuroAtlantic Airways, o Lockheed Tristar, além de realizar as visitas de Estado, é utilizado anualmente em cruzeiros aéreos à volta do mundo, peregrinações internacionais e entre outras em missões para instituições militares nacionais e estrangeiras.» Fonte: Ambitur

11 de Julho
  • CS-TMX voa para a Air Luxor: tendo operado recentemente para a Thomas Cook e para a TUI Belgium,  o avião da White irá realizar o voo LK908 para Atenas, com partida marcada para as 11:00 de hoje.
  • O CS-TEB da euroAtlantic já regressou do Chile depois de ter transportado o Presidente da República e saiu no mesmo dia para mais um ACMI. É caso para dizer... chegou a época alta e todos os aviões disponíveis são poucos!

7 de Julho
  • Na última semana, o Lockheed da Luzair operou para a Olympic Airways e para a LOT efectuando, ao serviço desta última,  voos entre Varsóvia (WAW) e Toronto (YYZ). Alguns destes voos foram registados no fórum com dados obtidos através do site FlyteComm.
  • Em Varsóvia, houve quem tivesse a felicidade de fotografar por fora e por dentro este fantástico avião! Fotografias do cockpit e da ampla cabine do CS-TMP estão disponíveis neste link.
  • Por volta das 18:00 de hoje, o CS-TMP voltou a sair de Lisboa, tendo descolado da pista 03 para mais uma missão. Descolagem essa, verdadeiramente impressionante, usando o mínimo de pista possível numa exibição da excelente performance deste avião!

3 de Julho
  • A euroAtlantic irá transportar o Presidente da República Jorge Sampaio, na sua visita oficial ao Paraguai e ao Chile entre 5 e 10 de Julho. O Lockheed TriStar é o avião contratado para esta missão. Além do Presidente da República, o CS-TEB irá transportar também uma comitiva de 27 empresários entre os quais, o novo presidente do ICEP João Marques da Cruz. O primeiro destino será Asuncion (ASU/SGAS) onde o Presidente ficará apenas um dia, seguindo dia 6 de Julho para Santiago do Chile (SCL/SCEL).
  • Noutra nota, tal como o TriStar500.net havia noticiado, o CS-TMX apresenta-se com os títulos removidos, tendo sido recentemente fotografado pelo spotter Luís Padrão.

22 de Junho
  • Foi hoje apresentado o primeiro dos dois Airbus A310 com que vai passar a operar a White, companhia charter do grupo TAP que anunciou também prever atingir resultados líquidos positivos no final de 2006 e vender o Lockheed no final deste ano. Além da venda do Lockheed, o segundo A310 deverá entrar ao serviço também no final deste ano, acrescenta a companhia, admitindo a possibilidade de recorrer a um wet-lease de uma terceira aeronave em períodos de maior procura. “A frota actual da White é composta por um A310-300, um B767-300ER, alugado em wet-lease à EuroAtlantic de Junho a Setembro próximo e um L1011-500 (este a funcionar como back-up à operação e em ACMI’s no estrangeiro”, esclarece. In Presstur

21 de Junho
  • O L-1011 CS-TMX regressou de Amman sem os títulos "yes" na fuselagem que aparentemente terão sido substituídos pelo prolongamento das ondas vermelhas. Recorde-se que a marca YES foi extinta pelos seus accionistas, sendo substituída pela WHITE. O L-1011 será mantido no AOC da nova companhia mas não será usado na programação charter, continuando disponível para o mercado ACMI ou como backup da frota actualmente constituída pelo A310-304 CS-TKI e pelo B767-300ER CS-TLO, contratado à euroAtlantic até Outubro deste ano.

20 de Junho
  • Após ter regressado de Toronto na manhã de sábado dia 18, o L-1011 da Luzair descolou nessa tarde em direcção a Gatwick chamando por "Envoy" 432P. A partir de Gatwick fez o voo FJE432 para Páfos (POF) no Chipre, regressando a Gatwick como FJE433.
  • Entretanto, o CS-TMP encontra-se desde hoje em Amman (OJAI), onde deverá ficar até dia 25 deste mês, para manutenção ligeira.

17 de Junho
  • O avião da Luzair foi ontem requisitado para efectuar o voo SSV357 LIS-YYZ. O regresso de Toronto está previsto para esta sexta-feira, por volta das 8pm locais. O L-1011 substituiu, com carácter pontual, o B757-200 habitualmente colocado nesta rota. Já não é a primeira vez que a Luzair disponibiliza o seu avião para a SkyService. Fórum: Airliners.net

10 de Junho
  • O CS-TMX continua a efectuar uma inspecção C4 em Amman até 17/06, data prevista para o seu regresso a Lisboa. Se tudo correr como planeado, nesse mesmo dia, dará entrada no Hangar 6 da TAP para uma inspecção A2 e ainda equipamento EGPWS+APU+TCAS que imobilizará o avião até 27/06.

8 de Junho
  • Dia 5 deste mês, o CS-TEB realizou o seguinte percurso: LGW-VCE-LGW-LIS.
  • O CS-TMP da Luzair continuou a operar voos para a Air Atlanta Europe ligando Nantes a Heraklion, na Grécia. No próximo mês, o CS-TMP deverá iniciar voos para Bissau e Maceió.

20 de Maio
  • Na secção Technical foram adicionados os painéis Overhead, Center Console e Flight Engineer. Está também disponível um diagrama com a representação das flags possíveis no AFCS Warning, AFCS Modes e Instrument Comparator.

19 de Maio
  • Nos últimos dias, o CS-TEB realizou os seguintes voos para a Britannia:
    MAN-DBV-MAN
    MAN-MIR-MAN
    MAN-GLA
    GLA-MLA-GLA
    GLA-LGW
    LGW-MAH-LGW
    LGW-LIS
    Foto: JetPhotos.Net

13 de Maio
  • Esta tarde os L-1011s da Luzair e da euroAtlantic seguiram para Gatwick, chamando ambos por "Britannia".
  • Em princípio, amanhã o CS-TMP estará de regresso a Lisboa  para efectuar os seguintes voos para a TUI Belgium (callsign: BEAUTY):
    14 Maio LIS/BRU 15.00-17.50 Z TUB 001P
    15 Maio BRU/HRG 08.30-13.20 TUB 7543; HRG/BRU 14.50-20.05 TUB 7344; BRU/LIS 21.30-00.10 TUB 002P
  • Quanto ao CS-TMX da YES - Linhas Aéreas Charter estará a efectuar uma C-check em Amman, informação ainda por confirmar.

10 de Maio
  • Depois de uma visita ao Chipre a partir de Gatwick, o CS-TEB da euroAtlantic esteve hoje a operar voos da Martinair entre Amsterdão e Antalya/Dalaman na Turquia: MP113P LIS-AMS; MP113 AMS-AYT; MP114 AYT-AMS; MP105 AMS-DLM; MP106 DLM-AMS.
  • O CS-TMP da Luzair depois de nos últimos dias ter operado para a Onu Air voou hoje para o operador turístico TUI (ArkeFly) a partir de Amsterdam para Sharm El Sheikh e Hurghada no Egipto: TFL281 AMS-SSH-HRG; TFL282 HRG-AMS.
  • Neste link recuperamos uma página com fotografias tiradas o ano passado em Schiphol, quando o CS-TEB operou também para a Martinair.

5 de Maio
  • Continuam a surgir notícias relativas à Air Scotland que alugou dois L-1011/500 à GlobejetAirlines, em que pelo menos um deles será um avião ex-TAP (CS-TEA ou CS-TEF):
    «GLASGOW is about to be linked to Baghdad, with a Scottish airline planning the first direct passenger flights between Britain and the Iraqi capital for more than 15 years.Air Scotland has signalled a twice-weekly service to Baghdad - leaving from Glasgow and calling at London Stansted - starting in November.The low-cost carrier, whose chairman is the Iraq-born Glasgow businessman Dhia Al-Ani, hopes to use a 300-seater Lockheed TriStar L1011 aircraft for the service - a plane that ceased production 21 years ago.Air Scotland is the trading name of Greece Airways, which is in the process of buying a second-hand L1011.» Fonte: Scotsman.com
  • Na Áustria, surgiu hoje o rumor que o CS-TEB da euroAtlantic poderá ser vendido este verão a uma companhia local chamada Business Flight Salzburg. Este rumor é altamente improvável uma vez que a euroAtlantic formou muito recentemente tripulação técnica para a operação do seu Lockheed. Contudo, é certo que a BFS está já a operar os antigos L1011s da StarAir.
  • Devido a problemas técnicos com um dos A310 da SATA, esta companhia fretou o CS-TEB para realizar os voos S4128/129 no percurso LIS-PDL-LIS.
  • Na passada 5ª feira, o CS-TMP da Luzair repetiu o voo LAM705 para Maputo, tendo seguido no sábado para Amsterdam, presumivelmente para realizar um voo para a Onur Air com destino a Istambul. Na madrugada do dia 4 deste mês, ainda o CS-TMP, saiu de Lisboa em direcção a Birmingham com callsign Britannia.
  • O CS-TEB da euroAtlantic substituiu na última sexta feira, um A310 da SATA avariado em Toronto, no voo para Ponta Delgada. No fim de semana, seguiu para Dublin.

25 de Abril
  • O CS-TMP da Luzair fez o voo LAM705 para Maputo na passada quinta-feira, voo que deverá repetir nesta semana.
  • Ontem, o L-1011 da YES serviu como backup da TAP Portugal no voo para Londres/Heathrow devido a um incidente de manutenção que imobilizou um dos seus A310 (CS-TEX).
  • O L-1011 da euroAtlantic foi posicionado em Manchester para realizar mais um sub-charter, o voo XLA7029 da Excel Airways. Fórum: Airliners.net
  • O CS-TMX da YES cumpre hoje 4 anos ao serviço desta transportadora. No dia 25 de Abril de 2001 aterrou em Lisboa, vindo directamente do deserto de Victorville em cores básicas da Delta, mas já com registo português.
  • Dhia Al-Ani, dono da Air Scotland (nome comercial da Greece Airways) confirmou que pretende operar dois TriStar500 em rotas do Atlântico Norte, ligando Glasgow a Miami, New York, Havana e Toronto. Os aviões em questão serão dois L-1011 alugados à GlobejetAirlines/Joasro Aviation que irão operar debaixo de um AOC grego. Estando inicialmente previsto 3 aviões do tipo, como noticiado no início deste mês pelo TriStar500.net, fica agora a dúvida quais serão os aviões envolvidos. Rumores apontam no sentido da Globejet ter três L-1011 a realizar maintenance checks em Amman (SX-CVA, SX-CVB e SX-CVD). Os dois primeiros são ex-TAP pelo que pelo menos um deles deverá estar envolvido na operação desta companhia aérea. Fontes: Evening Times e Air Scotland

15 de Abril
  • Finalmente o INAC concedeu o Certificado de Operador Aéreo (AOC) à Luzair, com a data de 14 de Abril de 2005. A Luzair é assim reconhecida como companhia aérea no seu pleno direito deixando de operar os seus aviões debaixo do AOC da Air Luxor. Fundada em 1997, como broker de aviação, a Luzair tinha como actividade principal intermediar o leasing de aeronaves das várias companhias charter portuguesas, conseguindo contratos bastante vantajosos que permitiam ter os aviões permanentemente colocados em serviço. No final de 2003, a Luzair assumiu o leasing dos 2 Lockheeds da Air Luxor passando a operar com aviões próprios. No verão de 2004, deu entrada no INAC o pedido do AOC para a Luzair que foi finalmente emitido. A LUZAIR - Transportes Aéreos, S.A. sucede assim à LUZAIR - Representação de Companhias de Aviação, S.A.
  • Encontrado um site com fotografias tiradas no aeroporto de Kabul, incluindo o L1011 CS-TMR quando ainda estava ao serviço da YES.

4 de Abril
  • Um dos sites mais importantes dedicados ao L-1011 TriStar encontra-se com um novo visual e uma nova morada mais fácil de memorizar. Estando online desde 1999, o FlyTriStar é uma referência incontornável para quem quiser saber um pouco mais da história do L-1011  e estar a par das últimas notícias envolvendo a fronta mundial deste tipo de avião. Felizmente são vários os tributos ao Lockheed TriStar que têm subsistido na Internet. Não nos podemos esquecer também do excelente site L1011.de do Holger Ludwig e também do site do Kelvin Poon, recentemente actualizado. Diria mesmo que é uma situação ímpar, sendo dfícil encontrar sites em abundância e qualidade dedicados a outro tipo de avião. Apenas lamento que o site Widebody Trijets Homepage (da autoria de Marcus Karlsson) que em 1999 inspirou e contribuiu decisivamente para o nascimento do TriStar500.net tenha entretanto desaparecido.
  • Recentemente, estabeleceu-se uma interessante discussão, no fórum do Airliners.net, confrontando dois clássicos da aviação comercial. O B747 distinguiu-se pelo seu sucesso comercial e pela forma como revolucionou o mercado das viagens aéreas, enquanto o L-1011 primou pelos elevados padrões tecnológicos, de conforto e segurança.
  • Enquanto em Portugal os passageiros, media e agências de viagem criam anti-corpos contra este avião, no estrangeiro é ainda lembrado como uma referência de tecnologia. A mais recente companhia a utilizar o L1011 é a recém-formada Thai Sky Airlines que adquiriu um antigo TriStar da Delta em storage no deserto de Victorville desde 1998! Efectuando voos entre Bangkok e Chep Lap Kok, não demorou tempo a surgirem as primeiras fotografias na Internet: esta fotografia distingue-se pelo remark do seu autor- "To my mind, Tristar is always an state-of-the-art airliner. Its uniqueness and modernity can never be replaced by any others else."
  • O antigo CS-TEE da TAP, agora pertencente à Joasro Aviation, continua a operar para a Jordan Aviation depois do contrato de leasing ter sido prolongado por mais 6 meses. Este avião foi avistado em Paris/CDG no passado dia 16 de Janeiro. Contudo, encontra-se já desprovido de títulos e logotipos num esquema básico semelhante ao da Luzair. As fotografias podem ser vistas no site FlyTriStar e estão referenciadas com os números 282, 292 e 293 no neste link.

3 de Abril
  • Segundo o site airliners.gr, os 3 L-1011 com matrículas SX-CVA (msn 1246), SX-CVB (msn 1239) e SX-CVD (1236) terão sido alugados à Greece Airways. Estes três aviões ex-Air Transat, agora pertencentes à Joasro Aviation, estavam inicialmente destinados à Gee Bee Air que, no entanto, nunca os chegou a operar. Dia 8 de Março passado foi então assinado o acordo de leasing com a Greece Airways. Ainda segundo o mesmo site, o SX-CVB já terá sido levado de Mirabel para armazenamento em Heraklion, na Grécia. Os aviões deverão começar a operar novas rotas em meados de Abril. Fontes: airliners.gr e Greece Airways
  • O SX-CVA era o CS-TEF na TAP enquanto o SX-CVB foi o primeiro TriStar da TAP, CS-TEA. O terceiro L-1011 iniciou a sua carreira ao serviço da British Airways, Com passagem pela Air Lanka antes de ingressar na Air Transat.

28 de Março
  • O CS-TMX realizou ontem o voo MAD-LIS YSS16P.
  • Já o CS-TMP saiu hoje em direcção a Brize Norton como LXR021P. Irá provavelmente operar para o MoD/RAF.

25 de Março
  • CS-TMP no Cairo em mais um voo da Air Luxor:
    LK916 CAIRO 06:05 06:26 partida
    LK917 CAIRO 17:55 17:59 aterragem

22 de Março
  • O Lockheed da YES deverá aterrar hoje em Recife para buscar passageiros da Holland Exel que ficaram retidos por avaria de um dos B767 da companhia holandesa (PH-AHX) que aterrou com um motor em chamas.
    CS-TMX ETA SBRF 2300LT HXL-003P / ETD 22/03 1200LT
    VRA-REC (HXL-003P)
    REC-AMS (HXL-412)
    AMS-VRA (HXL-004P)
    Fonte: AeroFórum

21 de Março
  • A PILOT'S parece disposta a lançar finalmente o seu TriStar para o Flight Simulator 2004. Novas screenshots foram adicionadas no site deste projecto.

19 de Março
  • CS-TMP imparável! Os últimos dias têm sido intensos para o L1011 da Luzair efectuando voos charters da Air Luxor Tours e partindo hoje para Londres/Gatwick em mais uma operação ACMI para a ASA - African Safari Airways. Já em Outubro do ano passado, o TriStar500.net havia noticiado uma operação da Luzair para a ASA. LIS-SID-LIS-LXR-CAI-LIS-LGW foram os voos do CS-TMP desde a última sexta-feira!
  • Já o CS-TMX da YES foi hoje avistado a sair de Lisboa em direcção a Madrid, por volta das 11h, chamando por YSS015P. O TriStar500.net agradece esta última informação ao spotter Luís Pontes.

17 de Março
  • Depois de não ter conseguido cumprir a promessa de lançamento do seu projecto L-1011 TriStar em Fevereiro passado, a produtora austríaca de addons para o Flight Simulator anunciou hoje que estão já a trabalhar na box version: «We are working. Currently on the box. Check here ... Who works on the box, if he does not intend to release the product? So please stay tuned. I will not say a date. But it will be really soon. (Compared to how long the project took so far.) Models are gold. Completely new animations have been implemented. Gauges are in final testing. FM is currently being tuned to Gauges. Manual needs some translation. Volunteers, click here

14 de Março
  • O TriStar500.net volta a fazer referência ao site Airkalo.com no qual se encontra disponível um novo vídeo da autoria de Jean-Charles Dayot que exibe desta vez o start-up do L-1011 da YES em Orly, no dia 11 de Janeiro passado, ao serviço da Corsair (vídeo 54).
  • Navegando pela internet foram também encontradas novas fotografias que mostram o interior do TriStar da Luzair CS-TMP num voo ao serviço da Air Luxor.
  • «Conquistar os céus que partem de Lisboa e assim levar Portugal ao mundo» foi o lema que presidiu à criação dos Transportes Aéreos Portugueses, por Humberto Delgado, há exactamente 60 anos atrás! A TAP, uma das mais tradiconais e prestigiadas companhias europeias, está hoje duplamente de parabéns, quer pelo seu 60º aniversário, quer pela adesão oficial à mais prestigiada aliança mundial de companhias aéreas - a Star Alliance. A TAP foi como um segundo "infantário". Por ter crescido muito perto da TAP, aprendi a gostar de aviação e de aviões, incluindo o TriStar. Por isso, neste pequeno espaço dedicado ao TriStar, não poderia deixar passar despercebida esta data. Aqui ficam os parabéns do TriStar500.net e, ao mesmo tempo, um obrigado pelos magníficos momentos de aviação proporcionados!

24 de Fevereiro
  • No último dia 19, o CS-TMP da Luzair foi avistado em Manchester a operar pela Excel Airways.
  • Em Lisboa, nesse mesmo dia, por volta das 12:00LT, descolou o L1011 da Euro Atlantic em voo-posição, chamando por Navigator, pelo que terá feito serviço para a companhia sueca Novair.
  • Já o CS-TMX voou hoje para a First Choice no percurso LGW-HOG (Holguin, Cuba).

16 de Fevereiro
  • Ontem dia 15, o TMP fez o voo LXR540 no percurso LIS-SSA-REC-LIS em substituição do Airbus A330 CS-TQF que se encontra em trabalhos de manutenção no Canadá:
    LK540 RECIFE / Salvador 10:45-1 13:32
    LK540 SALVADOR / Recife 06:00 09:04

6 de Fevereiro
  • Hoje, por volta das 13:40, o CS-TMX descolou para cumprir o voo YSS9657, Lisboa-Natal. O TriStar funcionou como solução de contingência de modo a evitar a propragação de atrasos devido a uma avaria num dos motores do B767 TF-FIA, que saiu ontem para Varadero (via Punta Cana) 12H depois do previsto. Foi bonito ver e ouvir o L1011 chamando novamente na frequência por Young Sky. Um avião que continua a ser dos mais seguros e robustos alguma vez construído!
    "Cleared to Lisboa-Natal via NAKOS8N departure, Young Sky 9657"

3 de Fevereiro
  • O CS-TMP da Luzair chega esta madrugada a Orly vindo de Fort-de-France (TFFF). Os voos para a Corsair continuam e amanhã o CS-TMP deve regressar às Caraíbas!
  • Na próxima segunda-feira, o CS-TMP voará de Orly para La Romana (LRM/MDLR), na República Dominicana.
  • O CS-TMX da YES encontra-se desde ontem no Hangar 6 enquanto o CS-TEB da euroAtlantic tem estado em frente ao Hangar 5.

1 de Fevereiro
  • No mesmo dia em que a TAP Portugal apresentou a nova imagem, a euroAtlantic Airways lançou o seu novo site. Apostando num re-styling da imagem e num novo layout, o site da euroAtlantic encontra-se indiscutivelmente mais bonito, navegável e organizado. Existem fotografias bem interessantes do Lockheed em "Aircraft Fleet".
    Aqui ficam os parabéns e o reconhecimento do TriStar500.net pelo crescimento firme e sustentado que a euroAtlantic tem tido nos últimos tempos.

27 de Janeiro
  • Depois da Corsair e mais recentemente da MyTravel, o CS-TMX volta ao activo! Um dos B747-300 da TAAG foi confiscado em Joannesburg pelo que a companhia recorreu aos serviços da YES para cumprir o seu voo de hoje para Luanda.
    «A five-year battle to recover a multi-million rand debt that began in Namibia has led to the seizure of an Angolan passenger plane at the Johannesburg International Airport. More than 250 passengers are stranded after police seized the Boeing 747 from the Angolan state airline, TAAG.» Fonte: SABC News.com
    Assim, o CS-TMX deverá descolar de Lisboa às 21:45LT como DT653.
  • Na década de 90, a TAAG chegou a voar com equipamento L-1011 alugado à TAP. Foi o actual CS-TMR da Luzair que vestiu as cores desta companhia antes da chegada dos B747.

12 de Janeiro
  • O CS-TEB da Euro Atlantic aterrou hoje em Lisboa, por volta das 18:15, apenas com dois motores operativos. A aterragem decorreu normalmente tendo sido desligado o reactor #1 apenas por precaução. O voo MMZ500, sem passageiros, era proveniente de Bruxelas e o avião ficou estacionado na placa Juliet.
  • O CS-TMP da Luzair, depois de muitos voos para a Corsair, foi hoje para Amman fazer manutenção ligeira até dia 17 deste mês.
  • A YES continua a voar para a Corsair com o CS-TMX.

10 de Janeiro
  • A Luzair e a YES continuam a auxiliar a Corsair que, por avarias sucessivas, se viu privada de grande parte da sua frota 747 enquanto  o L1011 da Euro Atlantic continua a operar voos da Tui Belgium.
  • CS-TMR ainda armazenado em AMS.
  • Fica também a sugestão para uma fotografia de Rui Alves mostrando uma perspectiva diferente do CS-TMP na Madeira.

2 de Janeiro
  • Hoje, o Lockheed CS-TMP foi à Madeira fazer um voo da Air Luxor no regresso de várias pessoas que escolheram este destino para a sua passagem de ano. O voo LXR153 procedente da Madeira, aterrou em Lisboa às 19:20.
  • Fotografias do CS-TMP na Madeira, da autoria do Jorge Abreu:
    airliners.net/open.file/748813/L/
    airliners.net/open.file/748144/L/

No comments: